quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

57 - DOIS DE FEVEREIRO : DIA DE YEMANJÁ!

                    
Hoje é dia de Odoyá!!
Yemanjá!
  Rainha Do Mar      
     Senhora dos Navegantes


                                                          
               
Entidade mítica nacional,no sincretismo brasileiro,relaciona-se à Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora dos Navegantes, e representa simbolicamente  a grande Mãe de toda vida na Terra.As cores de Yemanjá são o azul claro e branco, sua bebida é a sidra, espumante e champanhe.A mais conhecida e tradicional Festa de Yemanjá acontece em Salvador,capital da Bahia, na praia do Rio Vermelho todo dia 2 de Fevereiro.
Na mesma data, Yemanjá também é cultuada em diversas outras praias brasileiras,onde lhe são ofertadas velas e flores, lançadas ao mar em pequenos barcos artesanais.Em São Paulo, a maior comemoração é no dia 8 de dezembro, na Praia Grande.Em Copacabana as comemorações de Yemanjá marcam a passagem de ano e se estendem por toda orla marítima do Rio de Janeiro.Embora para os iniciados no culto ao Orixá ,ritos sejam feitos entre os dias 29 e 30 de Dezembro para evitar a aglomeração que impede muitas vezes os cerimoniais tradicionais beira-mar..No Rio Grande do Sul a comemoração é no dia 2 de fevereiro,onde,Yemanjá é sincretizada com Nossa Srª dos Navegantes. As cerimônias são sempre realizadas à beira-mar, no litoral gaúcho. Também ocorrem em rios, como em Porto Alegre (Rio Guaíba). 
Em Santa Catarina é realizada, também no dia 2 de Fevereiro, na Praia Central de Balneário Camboriú, a festa em homenagem a Yemanjá.Pela primeira vez em dois de Fevereiro de 2010, a escultura de uma sereia negra, criada pelo artista plástico Washington Santana,foi escolhida para representação de Yemanjá, na grande e tradicional festa do Rio Vermelho,Salvador,Bahia em homenagem à África e a religião afro-descendente.
Além da grande diversidade de nomes africanos pelos quais Yemanjá é conhecida, a forma portuguesa Janaína, é ainda usada,embora em raras ocasiões.O nome,criado durante a escravidão,foi a maneira mais branda de "sincretismo" encontrada pelos negros,para a perpetuação de seus cultos tradicionais sem a interferência de seus senhores, que consideravam inadmissíveis tais "manifestações pagãs" em suas propriedades.                                                                                                                                                                                

Arte: Daniel Nosak - Foto Doll : Jorge Ramiro -
Foto Fundo: (Não Encontrada Referência Do Autor)

Era novamente para ser feito na praia,dando início aos ensaios "On Location",em locações naturais, ao ar livre.Mas, também esse ano,essa intenção não foi possível.Ano passado,quando ainda não havia o blog e eu estava ainda morando em Florianópolis foram as chuvas que impediram a realização do ensaio ao ar livre.Um ano depois,vários impactos me impediram de me deslocar até a praia, para cumprir meu intento.Mas,minha homenagem a Yemanjá, não poderia deixar de ser feita,até porque esse ano contei com o talento de Leninha AVAL INVEST na criação do maravilhoso vestido que Lady B. usa nesse ensaio improvisado,mas cheio de calor,devoção e respeito à Odoyá.
Leninha,Querida...Lindo,Lindo Demais!!! 

Contei,também com a disponibilidade do amigo querido Daniel Nozaki,que criou uma intervenção simples,mas, muito bonita em foto realizada por mim.Nonô,Amigo,Muito Obrigado!!


            SHEILLA B. FAZ YEMANJÁ                                                 


                                                              

                                       

                     
            
Várias composições de autoria popular foram realizadas como saudação à "Janaína do Mar" e também como canções mais ligadas aos cultos do Orixá.Esse ano,escolhi como ilustração musical da Deusa do Mar,a excelente interpretação de Marisa Monte para "Lenda Das Sereias" samba enredo da Escola de Samba Império Serrano em 1976 e que o povo brasileiro canta até hoje.A interpretação de Marisa em seu disco de estréia,em 1989,
contribuiu para apresentar o samba às novas gerações.Na canção,são mencionados todos os nomes pelo qual se conhece a Senhora Das Águas.
           
video



Há 22 anos ela surgia na música brasileira com interpretações
vigorosas para clássicos  de compositores variados.Muita coisa 
mudou na artista de lá pra cá,mas ela permanece como uma das
líderes da nova canção no país.Este disco é um marco! 

                                                                        

Lenda das Sereias

Marisa Monte CComposição: Vicente/Dionel/Veloso


 Oguntê, Marabô
Caiala e Sobá

Oloxum, Ynaê
Janaina e Yemanjá
São rainhas do mar
Mar, misterioso mar

Que vem do horizonte
É o berço das sereias
Lendário e fascinante
Olha o canto da sereia

Ialaó, oquê, ialoá
Em noite de lua cheia
Ouço a sereia cantar
E o luar sorrindo
Então se encanta
Com as doces melodias
Os madrigais vão despertar
Ela mora no mar

Ela brinca na areia
No balanço das ondas
A paz, ela semeia
Ela mora no mar
Ela brinca na areia
No balanço das ondas
A paz, ela semeia
Toda a corte engalanada

Transformando o mar em flor
Vê o Império enamorado
Chegar à morada do amor
Oguntê, Marabô

Caiala e Sobá
Oloxum, Ynaê
Janaina e Yemanjá
     São rainhas do mar                                  

7 comentários:

  1. Gorgeous recreation of Our Lady of Glory. Happy Yemanja Day!

    ResponderExcluir
  2. Hi,Debbie!!
    I'm very happy to have your comment in this special day!!

    Have A Happy Yemanjá Day Too!!
    Hugs,Friend!!

    ResponderExcluir
  3. JORGE QUERIDO, MARAVILHOSA SUA SHEILLA YEMANJÁ, PARABÉNS POR TANTA SENSIBILIDADE, QUE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES TE PROTEJA SEMPRE, SEJA FELIZ...BJS
    NEUSA

    ResponderExcluir
  4. Se eu pudesse mergulharia lá no fundo do mar para deixar uma pedra de meu signo e fazer uma homenagem à Yemanja,pois é uma honra poder contar com a força das águas comandada por tão ilustre protetora!Mas do mágico local que conheci consegui prestar minha homenagem e pedir a benção dela!!!!Parabéns pela sua homenagem tb!

    ResponderExcluir
  5. Beijos Neusa E Cori!!
    Maravilhoso Ter Vcs Nesse Dia!!
    Odoyá Abençoe Vcs!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela matéria, que foi de forma simples, mas tão respeitosa e carinhosa,falar um pouco do sincretismo brasileiro,envolvendo Mãe Iemanjá!!!Odoyá!!Fique muito feliz, pois infelizmente o Preconceito está crescendo a cada dia, e temos que combatê-lo!!Salve a Umbanda que tanto amo e sirvirei para sempre!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô,Você!!
      Que pena não ter o seu nome!!
      Mas muito obrigado!E é verdade:precisamos combater toda forma
      de preconceito,principalmente os que envolvam a raiz do que
      seja ancestralmente sagrado,como a cultura africana,e sua contribuição para a nossa identidade brasileira.
      SEJA BEM VINDO!!!

      Excluir