sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

58 - A CELEBRAÇÃO KEN

Olá,Amigos!!

2011 comemora o aniversário de 50 anos do Ken,o "namorado" da doll mais famosa do planeta,e o CLICKING DOLLS,claro,presta seu tributo à esse "mocinho de 50 anos",lançado em 1961,dois anos depois da criação de Barbie e o primeiro dos inúmeros personagens que viriam se juntar a glam doll à partir daí.

    Web Publicity.Primeira Barbie 1959
  Primeiro Ken 1961
  
Vou começar o tributo,contando um pouco de minha aproximação com o Ken,e apresentando meu primeiro ensaio masculino do ano,com a chegada de Ron e o fechamento da série de Kens Harley Davidson lançados até o presente momento.

Eu não tinha interesse por Kens!
À princípio eu tinha pouca informação e uma visão não de todo equivocada do boneco.No Natal de 2009,ainda em Florianópolis,
eu ganhei carinhosamente de amigos com quem morava,um Ken da linha Praia da Mattel.A representação do carinho dos amigos,me fez curtir bastante o presente mas,na prática, principalmente fotografando,ficava claro o que sempre suspeitei:eles perdiam feio para as "meninas"em termos de movimento.
Lembro-me que a primeira frustração,deu-se ao constatar que o Ken não movimentava nem mesmo lateralmete os braços.Movia-os apenas para frente(e para trás),numa "atitude"robótica.
Logo,eu desistiria de incorporá-lo as sessões de fotos por razões óbvias:Eles não podiam acompanhar a graciosidade de movimento das dolls.

Até então,eu não sabia do lançamento em 2009 do primeiro Ken Fashionista,completamente articulado,pivotal.
Descobri-o navegando na web,antes ainda que se pudesse comprá-lo aqui no Brasil.Me fascinou a foto publicitária desse Ken,justamente pela pose
absolutamente nova em termos de possibilidades de movimento.
Meu Ken,daí,ficou completamente "out" pra mim e mantive o foco na possibilidade de adquirir futuramente um Ken Fashionista.
Foto:Jorge Ramiro
Quando finalmente o adquiri,ainda em Floripa,ficou claro para mim que Kens tinham de ter possibilidade de movimento.
Embora haja Kens muito bonitos vintage e até mesmo fotos artísticas eu tenha visto com Kens assim,a dureza de seus movimentos os tornam desinteressantes para mim,porque não os posso explorar como desejo em fotos.
A graça de explorar bonecos      
fotográficamente,vem do que consigo captar deles através da atitude corporal que lhes arranjo."Viajo" na possibilidade de 
"dar-lhes vida",através da "expressão corporal"de seus corpinhos de plástico.
Se o boneco for "duro",em termos de movimentos,essa captação fica quase impossível.Por isso,para construir minha pequena coleção de Kens,optei,
então,pelos bonecos contemporâneos ou seja,
os lançados do fim dos anos noventa para cá.

Foquei numa linha que envolvia o 
movimento,a possibilidade de articulação e a "naturalidade" dos cabelos.Os Kens que possuo,são articulados,e apenas um possui cabelo incorporado ao plástico de seu facemold,mas,trata-se do Darren da coleção S.I.S(So In Style)e o sombreado do cabelinho "raspado",não sugere artificialidade,combinando muito bem com o boneco.
Os outros Kens, tem cabelinho original de canecalon Mattel.

A série de Kens Harley Davidson,teve um importante impacto sobre mim por conta dessa questão do movimento.E pelos diferenciais de criação dos facemolds.
Principalmente do meu Ken Harley Nº3,
possivelmente o Ken mais bonito de todos os tempos e que inaugura um novo conceito de cabeça:móvel,com possibilidades infinitas para fotografias.Os outros dois Kens anteriores ao número três,embora lindos,ainda fazem parte da "geração encaixe fixo",que impede a movimentação da cabeça para baixo ou para cima.Mas mesmo assim,eles são bonitos,
sensuais e principalmente possuem um aspecto bem diferente do ar algo tolo que Kens costumam apresentar.

E Agora Com Vocês,O Mais Novo Integrante Do Doll Cast:    
                                 Ron 
(Harley Davidson Ken 1999)










E Um Pouco Mais De Leo E Wal
Ken Harley Davidson 1 & 3










Nenhum comentário:

Postar um comentário