terça-feira, 28 de junho de 2011

74 - STONEWALL UMA HISTÓRIA DE CORAGEM.



Os eventos PARADA DO ORGULHO GAY vem,aqui no Brasil,degenerando para algo que passa longe do que seja essa manifestações em países sérios.No Brasil,tudo sofre uma "mutação",uma "adaptação tropical",e frequentemente,isso significa perda do conteúdo original de algo que o país em tempos de globalização resolveu "copiar".


A coisa começa,por envolver prefeituras,políticos,e uma arrecadação turística nada desprezível em algumas cidades,como São Paulo,que tem a maior Parada Gay do planeta em número de "participantes".


O curioso,entretanto,em relação à degeneração dos valores originais das primeiras paradas pelo mundo vem justamente de "indivíduos" da própria "comunidade" gay, que confundem a celebração da conquista de direitos políticos com permissividade,promiscuidade e exposição de suas tendências sexuais exibicionistas,que,por fim,obrigam a polícia a tomar atitudes de contenção desse tipo de ânimo.Além de atrair,justamente ações homofóbicas,"amparadas" pela justificativa do constrangimento que tais atitudes submetem os mesmos,e suas famílias.


No bom popular:Não dá pras "bichas" revindicarem o que quer que seja,se não houver uma atitude de respeito ao direito do outro de não querer ver "ações" sexuais(que é diferente de um beijo carinhoso entre parceiros do mesmo sexo)nas ruas e praças públicas,só porque está acontecendo uma manifestação GAY.
Isso,só tende a pôr para trás o foco do que foi conquistado seriamente em outros locais do planeta,ou mesmo no Brasil por pessoas engajadas à uma outra postura.Isso é óbvio!Mas por incrível que pareça,precisa ser repetido,pois todo ano é a mesma coisa!
Mas,nem sempre foi assim,em países com postura mais séria,mais política, e com uma comunidade gay realmente atuante.


                     


          VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DO
                 STONEWALL- INN??


                              
Em 28 de Junho de 1969(na verdade na madrugada de 27 para 28,nos primeiros minutos desse novo dia),algo mudaria para sempre a história do Greenwich Village,bairro da cidade de New York,Estados Unidos.
E acabaria por atingir,aos poucos,através do tempo muitos e muitos lugares do mundo,que à partir desse ato de coragem dos gays 
norte- americanos,trariam para suas realidades e países,a chama da luta por visibilidade e conquista de direitos civis.
Vale ressaltar que estamos falando de um período da história americana onde já haviam manifestações da comunidade negra em luta pelos mesmos direitos civis e nesse mesmo ambiente,já aconteciam eventos do que posteriormente se chamaria CONTRA-CULTURA.Uma postura anti-guerras,à favor de liberdade e igualdade para mulheres,negros,e com a atitude violenta e radical de resistência dos homossexuais no Stonewall-Inn,também os gays,se inscreveriam nessa luta, mais tarde,tendo em Harvey Milk seu mais corajoso militante.




Imagem Da Web.
Talvez tudo pudesse continuar por mais tempo sendo como era se não houvesse para acirrar ainda mais o inconformismo dos frequentadores do Stonewall-Inn com os achaques e violentas "batidas" da Polícia no bar,o espectro da perda de um ícone de adoração da comunidade gay da época:a atriz Judy Garland, que houvera morrido poucos dias antes,exatamente dia 22 daquele mesmo mês.A perda do ídolo somada ao inconformismo potencializaram o que por fim irrompeu num grito de BASTA!
Nesta noite,"cansadas" da rotina de invasão do que consideravam seu espaço,Drag Queens levadas a força(e sem motivo)pela polícia,decidiram resistir,protestaram em voz alta.Outras vozes se somaram à das Drags,que foram defendidas pelos frequentadores do Stonewall."Fora polícia" e "Gay Power" foram ouvidos,e o que se seguiu foram arremessos de garrafas e um grupo dentro do bar reagiu com violência,se recusando a sair do local.Açoitados,se reuniram espontâneamente e enfrentaram com violência a polícia que sem saber o que fazer, pediu reforços para tentar contornar a situação.
Durante três dias,as noites foram tensas no Stonewall,com vários protestos do NÃO À INTOLERÂNCIA.




Esse foi o acontecimento marco da luta dos homossexuais pelo direito de não serem tratados como cidadãos inferiores e deflagrou uma série de conquistas e vitórias.Seis meses após esse episódio em New York,duas organizações ativistas e três jornais já haviam sido criados por conta da necessidade de estruturação do que virara um MOVIMENTO.


Em 28 de Junho de 1970 acontecia em Los Angeles a PRIMEIRA MARCHA DO ORGULHO GAY.Com o avanço das lutas de afirmação Gay no mundo inteiro,comemora-se ao longo de todo o mês de Junho, por todo planeta,o que um dia começou exatamente nos motins do Stonewall.


            DOLL CAST CELEBRA
          AS AÇÕES DE CORAGEM
       DOS MOTINS EM STONEWALL




"260 Dead Gays In Brasil In 2010" - 
Manifestantes Do Stonewall Em Reunião Pós Motim.


 - Stonewall Riots  Doll Cast Tribute -


4 comentários:

  1. LOL Claro que conheço Lucy in the Sky with Diamonds! Mas resolvi adotar a versão brasileira, Lindos Sonhos Dourados, que inclusive é o nome do meu blog, por causa disso ^^

    ResponderExcluir
  2. É Bem Bacana!!!
    Tô Sempre De Olho Nas Suas Postagens!!
    o "LSD" É Bárbaro!!

    ResponderExcluir
  3. muy bueno el artículo, lamentablemente la humanidad se centra en dividirse en vez de unirse, lamento esos datos de muertes por homofobia en Brasil, ya había leído algo.
    As fotos ficaram muito legais.Adorei.

    ResponderExcluir
  4. Es una verdade,Rafael!
    I had in mind to make the photos at an oppened place,but it was impossible for a rainy week,so I had to it at home...
    I'm Happy You Like It!!
    And Congratz For Blaine DIORAMA.It's Cool!!

    ResponderExcluir