domingo, 25 de setembro de 2011

82- GAL COSTA 66 ANOS - UMA HOMENAGEM DO CLICKING DOLLS -

Olá Amigos!!


          
Daqui a pouco,com a aurora de 26 de Setembro,uma das maiores artistas brasileiras de todos os tempos,cantora de voz absolutamente linda e afinada,reconhecida em boa parte do planeta e um dos orgulhos da arte brasileira,completará 66 anos.
Estamos falando de GAL COSTA.
Verdadeiríssima baiana,personagem estruturante da arte do canto
no país,e influência sentida em algumas das melhores cantoras das safras mais recentes.
Inserida num dos mais ricos contextos de nossa história,Gal,
traduz uma série de questões ligadas ao posicionamento do Brasil na modernidade musical.Se em seu início,nos anos sessenta,surpreendeu mestres pela beleza e perfeita afinação de seu canto,influenciado por João Gilberto e a BOSSA NOVA,rapidamente desconstruiria essa imagem,tornando-se ao lado de Caetano Veloso e Gilberto Gil,a musa do movimento musical TROPICALISMO,redefinindo rumos para a construção do que seria a musica POP no país.


Não conheço nenhuma outra cantora brasileira cujo canto tenha se superado e se transformado tanto em qualidade,propriedade e beleza como Gal Costa.Hoje,quando confortavelmente nos debruçamos sobre sua obra,podemos nos dar ao luxo de escolher que período,ou contexto histórico queremos apreciar,através dos registros de seus discos.
Temos então a Gal bossa novista,a Gal tropicalista,a Gal experimental,a Cantora de antologias,a Gal free jazz,a Gal Pop insuperável dos anos oitenta,onde a cada disco nos perguntávamos o quão mais alto sua emissão vocal poderia chegar na próxima gravação e a Gal contemporânea,capaz de desconstruir muito(ou tudo)do glamour e aura de diva,para apenas compartilhar o prazer de cantar(muito bem!). 


Imagem Divulgação Da Web.Autor Não Creditado

Enfim,falar de Gal Costa é incorrer ao risco da redundância...mas indiscutivelmente muito do que tenho de informação sobre o que seja construir uma pose,e muito do que minhas dolls apresentam em suas performances fotográficas de poses extremas,tem relação com o universo imagético que acompanha Gal,desde o início de sua carreira e sua passagem pelos grandes momentos de transformação do mundo,dos anos sessenta para cá.
Suas mudanças visuais sempre conectadas com a vanguarda do tempo vivido,sempre foram documentadas em muitas fotografias e creio que Gal está indiscutivelmente entre as cantora brasileiras mais clicadas de todos os tempos,de célebres fotógrafos à reles paparazzis.
Por ter acompanhado boa parte da trajetória desta que é a voz feminina que mais gosto no Brasil,assimilei muito do que seja compor uma pose "A La Gal" transferindo isso,por filtro,claro,ao que crio com as "meninas" do doll cast.


A Bela Capa De "LUA DE MEL COMO O DIABO GOSTA" - 1987



           Contra capa de "Caras E Bocas" 1977 E O Célebre Show
           Resistência "FA-TAL",Disco-Marco Ao Vivo de 1971.


A Controvertida E Censurada Capa De "ÍNDIA" - 1973
Para  celebrar os 66 anos de Gal Costa,Tammie retorna aos clicks,personificando a Gal Baby Face Dos Anos Tropicalistas.
Esse ensaio tem por inspiração a imagem de Gal nos dois primeiros discos solos.Ambos de 1969 e denominados apenas "Gal Costa",são
repletos dos experimentalismos vigentes à época e que catapultaram Gal,definitivamente para o eterno brilho das grandes estrelas.


TAMMIE
CELEBRA GAL COSTA






Ao que tudo indica,seremos brindados ainda esse ano com uma volta de Gal ao disco e possivelmente aos shows.
Um álbum,ainda sem nome divulgado,composto integralmente de canções inéditas de Caetano Veloso,criadas especialmente pelo compositor(que assina a direção musical do trabalho)para a cantora,deve estar chegando às lojas até o fim do ano.O público aguarda ansioso.


                 PARABÉNS À GAL COSTA!
             Um Momento Para Ouvi-la Em:"BABY"


video
           


  

              

5 comentários:

  1. Adorei sua Barbie Disco de Gal! Ficou muito linda!

    ResponderExcluir
  2. Oi Lolo Querida!!
    Ela é muito bonitinha né,^^??
    Sempre pensei nela para reproduzir essa primeira capa de disco da Gal porque elas tem o mesmo cabelinho "black power baby face".
    Acho que ficou bonitinho rsrsrsrsr.
    Obrigado pela visita!!!

    ResponderExcluir
  3. nossa que linda, gente que boca é essa d+,adorei

    ResponderExcluir
  4. Oi,Querida!!Mas acordada essa hora hã???Rsrsrsrsr!!
    Obrigado pela visita!!
    É... essa dollzinha é demais!!
    Beijos!!Te Vejo Amanhã!!

    ResponderExcluir
  5. Ahhh E Obrigado Por Estar Seguindo O CLICKING DOLLS!!
    Beijos Amiga!!

    ResponderExcluir