quarta-feira, 16 de novembro de 2011

*CONVENÇÃO BARBIE BRASIL 2011 - UM BALANÇO DO EVENTO -

Uma Convenção De Colecionadores,é um evento importante!Pode(e deve!)aprofundar sentidos,
e refletir questões ligadas ao colecionismo e ao fascínio que coleções exercem."Convenção" vem do grego e significa:"estar de acordo,reconhecer".
Também,"convênio","adesão" e do latim: "conventio",que significa "ajustar","ficar de acordo com",em suma,traduz uma ação na qual há uma convergência para um ponto comum.A 3ª Convenção Barbie Brasil,que aconteceu em São Paulo dias 05 e 06 últimos,foi a minha primeira Convenção,desde que me tornei colecionador em 2009,absolutamente por acaso e sem qualquer premeditação inicial de desenvolver nada,além do mero prazer da "brincadeira"... até a fotografia "entrar na coisa",e mudar meu enfoque e minhas intenções com o "colecionar".






E foi muito bacana!Sobretudo pelos encontros e oportunidades de encontros,que se tem num evento como esse.O local foi muito apropriado,
aconteceu no IED Instituto Europeu de Design,uma instituição italiana voltada ao estudo de criação de design de moda e joalheria.Uma construção linda,que pôde proporcionar extrema adequação ao tema da Convenção,além de absoluto conforto aos visitantes,pelas instalações.
A recepção foi muito boa e todos estão de parabéns!Em especial Paty Prisce e Carlos Keffer,os Mestres De Cerimônia,tratando à todos com carinho,bom humor e atenção!!Havia também,além da programação da Convenção em si,ótimas oportunidades de aquisição de dolls,com vários vendedores no Show Room De Vendas,com foco diferenciado e vasto.Pude ter em mãos um "KEN" Blaine pela primeira vez fora da web,e pude também ver pela primeira vez,dolls que conhecia apenas de imagens da internet ou sites de compartilhamento de fotos.Algumas,subverteram a opinião que tinha delas,baseada nas imagens publicitárias veiculadas na internet.




Minha participação na Workshop de Re-root,serviu para constatar,o que eu secretamente suspeitava:não tenho a menor paciência(rs!).Creio que continuarei com minhas intervenções nos cabelos das dolls,mas se for extremamente necessário um re-root,o encomendarei à alguns dos bons artistas dessa atividade absolutamente de paciência e tempo interior.O que me faz admirar ainda mais os que se dedicam à essa arte.





                     

Foi divertido acompanhar os desfiles de COSPLAY do Ken e da Barbie,e foi a primeira vez que assisti à essa interessantíssima e surpreendente manifestação.
Os Bate-Papos,tanto dos rapazes mostrando o ponto de vista masculino do colecionador Barbie/Ken,como o que participei,sobre o universo virtual da Barbie,também revelaram visões e aspectos interessantes e diferentes sobre um tema comum,abordado com a peculiaridade de cada colecionador/artista, enriquecendo e ampliando a visão que podemos ter da possível dedicação à esse Universo.





Mas,voltando ao significado essencial de Convenção,senti falta de uma discussão,ou fórum sobre questões importantíssimas que envolvem o mundo dos colecionadores,principalmente os colecionadores brasileiros,assim como senti falta,de uma participação mais profissional,ou melhor dizendo,de uma representatividade melhor da Mattel do Brasil no evento.
Apesar de ter claro em mente que colecionador é um público passional,e por isso,às vezes,parcial em possíveis análises de mercado,acho,ao mesmo tempo,que o ponto de vista dessa parcela de público não deveria ser ignorada,justamente por poder sinalizar possíveis mudanças ou reflexões mercadológicas,que ao fim,poderiam resultar-se pertinentes exatamente ao comércio de bonecas e acessórios Mattel.
Independentemente da própria fábrica,também temos questões interessantes,como situações alfandegarias e de correios que poderiam ter entrado num fórum um pouquinho mais aprofundado,como tema de discussão e discussão,aqui,no mais positivo que a palavra possa expressar.






Mas,para uma primeira vez,num evento que está apenas em sua terceira edição no país...super valeu!Sobretudo por poder ter ROBERT BEST compartilhando conosco sua experiência como grande designer da Mattel.
E o mais bacana,num olhar crítico,é perceber o muito que o evento pode,e deve crescer,se mantiver sua regularidade,que é,com certeza o que todos nós esperamos.

  Parabéns 
    CONVENÇÃO BARBIE BRASIL 2011
    Que Venha A Próxima!!