sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

95-O ENCONTRO DAS CHRISTIES.



Toda percepção do que vim a considerar,surpreendentemente,fotogenia de bonecas,e toda a aventura de descobrir essa possível fotogenia, desenvolvendo genuíno interesse pela fotografia,vem de um face mold muito especial:

 Um "Christie" face mold.


A ciranda de usos de face molds pela Mattel,é absolutamente enlouquecedora,de um modo caraterístico de como a fábrica lida com a evolução de seus produtos no âmbito das bonecas.
O Começo De Tudo!
É necessário tornar-se um estudante e ainda assim,poder ser surpreendido por dados de informação que surgem a qualquer momento,desafiando,
acrescentando ou subvertendo o que inicialmente se tinha por base de informação.
É extremamente confuso!


Mas o Christie face mold na versão que deflagra minha história como interessado no Universo Doll Paralelo que é de 2009,vem de um molde anterior,da doll chamada"Asha",que passou a ser a referência de molde para a maior parte das Christies lançadas à partir de 1997.Por este ter sido o face mold que me leva inicialmente a me deter diante de um rosto de boneca,e depois,à perceber toda essa cultura,acabou se tornando um permanente foco de atenção,justamente porque segui o ímpeto de não me conformar com a situação "pezuda" da minha favorita e começando a buscar uma saída para o "drama" dela,encontrei,as muitas versões de um mesmo molde.Isso,me levou a não resistir à algumas Christies que foram aparecendo ao longo do caminho.Embora,nenhuma delas tenha a mesma graciosidade da primeira e o segredo é bem simples!Está no desenho dos olhos.
Na versão da Nikki Praia 2009(Nikki Beach Party)os olhinhos foram diminuídos e sensualmente "puxados",transformando a expressão do olhar em algo mais natural,sensual e proporcional ao tamanho do rosto.
A badalada "Christie" RIO DE JANEIRO talvez seja uma das mais disputadas pela mesma razão:olhos menores!Mas nenhuma delas tem olhos tão bonitos quanto a Nikki Praia 2009.
Christie Rio,Doll Cult


Na verdade,sem contar a primeira Christie (com pezinhos adequados)cuja função básica era libertar minha favorita da mencionada condição "Cinderella Interditada"(Rsrs),em todas as outras eu busquei o que acreditava ser uma possibilidade de nova versão da minha doll,mas,então,descobri que o face mold nem sempre foi utilizado de forma estável,tanto que algumas de minhas Christies adquiriram uma "personalidade" própria,virando uma nova personagem no doll cast.
Foi o caso da Cali Girl "Christie",minha Nina,ou ainda,de Coco,uma raríssima "Christie" Glam `n Groom,que tem inclusive tom de pele diferente de Sheilla,não podendo,dessa forma,funcionar como a própria em novo look.
Hoje,mais familiarizado com o uso,às vezes,extensivo de determinados face molds,percebo que o molde Mbili,apesar de simplesmente não ser mais admissível que ainda esteja em uso,desde que a Mattel o vem explorando à exaustão,sem dar nenhum sinal de querer "descansá-lo,foi sem nenhuma dúvida,muito melhor utilizado,no sentido de que as mudanças visuais de cabelo e maquiagem,não distorcem tanto o desenho original do rosto como no caso do Christie/Asha,sendo inclusive possível que numa "brincadeira",várias dolls possam exatamente(como tive intensão com meus Christie molds),representar a mesma doll.Falarei mais disso quando postar sobre meus Mbilis molds.
Era,no entanto,mais do que hora de promover um encontro fotográfico das Christies que possuo,algo que penso em fazer desde 2010,quando obtive uma sensacional repercussão no Flickr,da foto que tirei,até então,das cinco dolls que possuía na época,com esse facemold.
Foi uma dessas fotos testes para possíveis ideias a serem aproveitadas,mas que acabou ficando única,e jamais voltei à produzir algo no estilo dessa foto,que é a que ilustra o cabeçalho de nossa postagem de hoje.Esta(como várias outras),ainda era inédita aqui no blog e achei pertinente usá-la nesse post.Inclusive porque o sucesso da foto no Flickr,me levou a criar o "WE LOVE CHRISTIE",um grupo dedicado aos que possuem,registram ou simplesmente gostam do face mold Christie.


Mas,claro,há trabalho novo,feito também,por conta da posterior chegada da Rio De Janeiro,e ainda aproveito para compartilhar com vocês aqui no CLICKING DOLLS,fotos que foram publicadas apenas no FACEBOOK ano passado,quando da chegada da POP LIFE "CHRISTIE".
Um ensaio simplérrimo,onde minha primeira Christie,apresentava a mais recente.Apesar desta última não ser uma "irmã" de face mold,adorei ver as duas "garotas" juntas dando um show de charme para as lentes.
Esse,também pode ser um tema futuro para nosso encontros no blog:
A loucura dos nomes dados pela Mattel à suas dolls.
Em uma palavra? ENLOUQUECEDOR!Rsrs.


Com Vocês:O ENCONTRO DAS CHRISTIES





NINA - Cali Girl Christie




S/Nome - ("Doublé" De Sheilla) -Nikki Fashion Rock (Re-bodied)


     Este Maravilhoso Vestido Que A Doll Veste É Uma Criação De MARTA NORONHA,
     Artista Sensível Da Costura,Cujas Criações Ainda Serão Especialmente Mostradas
     Aqui No Blog
.Miss Noronha,Um Beijinho Pra Você!!!

S/Nome - Christie "Rio De Janeiro"



Coco - Christie Glam N´Groom 



S/ Nome - Nikki Fashion Fever




SHEILLA B.- Nikki "RIVIERA" BEACH PARTY (RE-BODIED)





Sheilla&Ali
                  A Primeira E A Última Christie Juntas





8 comentários:

  1. Love the photos of Christie showing the different face molds. Thanks for the info Jorge
    xoxo
    Cecile

    ResponderExcluir
  2. Great post! You know you are good when you have me wanting to buy new Christie dolls. I could have sworn I had every single one of them. Now I want a Cali Girl and the Glam and Groom doll. I just looked them up on ebay. No wonder I didn't recognize Glam and Groom. You did wonders for that doll. Your restyling and photography made all the difference.

    ResponderExcluir
  3. Cecile!
    You´re Absolutely Welcome,You Know That!!
    Thanks For Coming!

    ResponderExcluir
  4. Vanessa,
    You´re A Kind And Special Friend!
    Thank You For Your Words About The Girls And About My Tries!
    Be Always And Always Welcome,Thank You!

    ResponderExcluir
  5. Todas lindíssimas! As fotos arrasaram! Parabéns!
    Tenho duas de suas meninas, a Rio de Janeiro e a Riviera! Sou completamente apaixonada pelas duas! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado,Lina!!
      Elas são demais mesmo!Eu <3 Chisties!!
      Bem Vinda!!

      Excluir