segunda-feira, 19 de março de 2012

99-TRATAMENTO DE IMAGEM -TUDO NOVO DE NOVO!




Colorização e "tratamento" de imagens,são questões muito familiares para mim,mesmo antes desse período novo,em que me relaciono mais diretamente com a fotografia e alguns princípios fotográficos,via "aventura" com os bonecos.É que por ter tido larga experiência como artista dedicado ás múltiplas possibilidades da técnica collage(colagem),tive sempre contato com várias possibilidades de manipulação e tratamento de imagens,tanto no meu próprio trabalho,embora feito de forma muito diferente do que se fazia em fotografia antes dos recursos digitais,como também nas referências principalmente gráficas,que tornavam-se matéria de observação e estudo no fomento à idéias e rumos para o trabalho.
Em especial nos anos oitenta,o colorismo em fotografia de cinema e vídeo me chamavam especialmente atenção pela questão de realidade tridimensional e conceito de luzes e cores de época.
Uma pesquisa visual fora de série!
Por conta das criações de foto-colagens,eu via uma incrível quantidade de material gráfico,impressos,revistas e periódicos e estava permanentemente recebendo,dentro e fora de meu trabalho,estímulos à manipulação de imagens.
O conceito de liberdade e experimentalismo que a colagem propõem é muito amplo e deflagrou,lá nos primórdios com Braque(Georges)e Picasso(Pablo) um passo muito importante na construção da autoria da obra artística contemporânea em âmbitos vários.
Sou um artista "filho" dessa noção de liberdade e responsabilidade sobre escolhas...




Assim...vejo muito positivamente,os recursos de manipulação de imagem oferecidos hoje,mesmo aos que se iniciaram na fotografia,à partir da grande democratização que a era digital pôde à muitos proporcionar.
Os recursos para "brincar" com fotos,estão aí,disponibilizados em ferramentas on line,softwares e sites,e são usados por todos aqueles
que se interessam por tal experimentação.
A noção de "qualidade" ou "não qualidade" do que possa ser observado nessas intervenções,terá total relação com o grau de informação visual,
bom senso estético(ou não,se a intenção do usuário for algum tipo de subversão de gosto ou conceito)e principalmente,sensibilidade na percepção do diálogo entre a fotografia e o "tratamento" de imagem escolhido para a mesma.
Muita coisa interessante pode também ser obtida,se misturarmos recursos de tratamento e manipulação de imagens,pesquisando o que pode-se obter de melhor em cada ferramenta,software ou site escolhido para esse fim. 
A determinação do fim de uma ação de tratamento na foto,no meu entender,define uma autoria,não tendo a menor importância qual recurso foi utilizado para intervir na foto,visto que um efeito,ou manipulação,jamais criarão uma fotografia,mas,esta sim,criará o efeito,sobretudo se a percepção do autor funcionar em sintonia com que cada fotografia parece "permitir" como intervenção...os efeitos podem ir do mais sutil, à mais radical proposta de intervenção na foto...





















8 comentários:

  1. Your photos are stunning! I love them all:)

    ResponderExcluir
  2. WOW!!
    Thank You,Sweet!!
    Let's See What I'll Be Able To Do This New Year On Blog...
    Thanks For The Encouragement!!

    ResponderExcluir
  3. Wow, love the new technique! The Harley Davidson, Barbie Basics 1.0 #4, and Barbie Basics 1.0 #5, were my favorites.

    ResponderExcluir
  4. Hi,Vanessa!!
    It's A Pleasure To Have Your Visit Starting
    This 2012 On CLICKING DOLLS!
    Thank You For The Usual Kind Words About The Pictures!!
    Be Always And Always Welcome!!

    ResponderExcluir
  5. Your photographs were already works or art, Jorge. I love the new technique of adding and/or removing color that you've added to these new images. They are masterpieces! Keep up the great work!

    dbg

    ResponderExcluir
  6. Hi Debbie!!
    You were absolutely right!LOL!!
    The message(I don't know WHY!!)was for the first time for a SPAM BOX!
    So I oppened that and saw both message you wrote to me.
    I published the first!
    Thank you for the usual kindness and for teach me about this blog possible troubles LOL!!
    You're A Special Friend!!

    ResponderExcluir
  7. Sou a maior fã de photoshop (e afins) e tratamento de imagem.
    Polêmicas à parte quando se trata de publicidade e fotojornalismo.
    Mas no âmbito artístico, acho que a ferramenta permite experimentar e ousar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rápida,Beth,Rs!
      Que bom que vc leu esse post!
      Obrigado Por Aceitar O Convite!
      Beijos!!

      Excluir