terça-feira, 7 de agosto de 2012

117- CAETANO VELOSO 70 ANOS!



O que transfiro para meu trabalho com as dolls,muita gente já sacou,tem a ver com a minha memória,minha história,os lugares e pessoas que conheci,observei.As experiencias que fiz e também os mitos e ícones POP que exaltei,que "sepultei",mas,principalmente,aqueles me ensinaram,me aplicaram à uma observação mais apurada da vida,das coisas,da alma,dos seres.
Essa introdução,algo poética,é porque o CLICKING DOLLS celebra hoje, específica e exatamente os 70 anos de CAETANO VELOSO.
Senão o maior,um dos maiores ícones POP da nossa música,cujo trabalho abrange,e é maravilhoso dizer exatamente assim,no presente:abrange 50 anos de uma trajetória importantíssima para a cultura musical brasileira e internacional.Ainda dando sinais de inquietação e inspiração(vide "RECANTO" disco mais recente de Gal Costa,esta,mais uma vez convidada a ser porta-voz da atual estética poética e musical de Caetano).



Eu cresci ouvindo Caetano.Ele influenciou muito não só minhas informações sobre a História da Música Brasileira,mas,muito também sobre algo peculiarmente oferecido em seu trabalho,que é exatamente um inventário de citações e situações que descrevem,referenciam e reverenciam a visão e desenvolvimento do que se configurou como POP,no mundo,exatamente dos anos sessenta pra cá,incorporando aspectos dessa  contemporaneidade à partir da mirada brasileira.
E isso está além das maravilhosas composições de Caetano.Isso,muitas vezes estava,no que ele vestia,no que ele dizia e na posição que tomava frente à alguns assuntos,principalmente ao fim dos anos setenta e início dos oitenta.Uma época transformadora e de afirmação das estrelas do que se chamou MPB,bem como da adequação do Brasil ao status internacional do show business.Esse também foi um período de intensa inspiração e criatividade de Caetano,que anualmente lançava discos,aguardados com ansiedade por seus admiradores,curiosos pelas novidades poéticas,
estéticas e musicais que estes trabalhos traziam ao público.
Ouvir um disco de Caetano,valia "um mês de aula",dada a cadeia de notícias e informações que ele veiculava em cada um de seus álbuns: BICHO;MUITO;CINEMA TRANSCENDENTAL;OUTRAS PALAVRAS;CORES NOMES;UNS;VELÔ;TOTALMENTE DEMAIS...entre inúmeros outros álbuns,"fizeram a cabeça" de muitos jovens da minha geração e à mim,
particularmente,despertou o interesse pelo trabalho com a poesia e intensificou o grande prazer pelo canto e pela atenção à História da Música Popular.Foi cantando uma de suas canções que consegui meu registro como cantor na Ordem dos Músicos do Brasil.Sim,amigos,muita coisa houve,antes das dolls...


 Álbum Segundo De Caetano De 1967: Semente
 Tropicalista
Um Dos Dois Históricos Álbuns Do Exílio Em Londres
   
ALGUNS ÁLBUNS DO ARTISTA
              MARCANTES EM MINHA VIDA     





                    

The American Songbook Na Voz De Caetano Álbum  2004

Minha homenagem à Caetano via doll cast,passa por um processamento de sinais,indícios e sugestões advindas do muito que acompanhei do artista,
especialmente à partir do fim dos anos setenta e bastante nos oitenta e noventa.Há a intenção de "recriar" climas,lembranças,numa atmosfera TROPICALISTA,evocando "personagens" que permeiam imageticamente vida e obra do compositor baiano.As fotos que vocês verão agora,são parte do que o amplo universo visual da obra de Caetano,trás à minha memória,se
a relaciono com que estou fazendo agora,com as dolls.
Interessante mencionar à este ponto,que mesmo tendo tornado-se um astro da música,a fotografia...mais especificamente a fotografia de cinema,foi o que deflagrou todo o processo criativo de Caetano Veloso.


                       TROPICÁLIA
                                         Para Caetano Veloso
















6 comentários:

  1. Realmente ele é um ícone!
    Sua sessão temática ficou maravilhosa!
    Isso me lembra que eu preciso de mais fashions... mas só quando o dólar baixar.
    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lolo!
      Eu tive sorte com a luz e muita coisa ainda deve entrar num novo post,sobre essa série de fotos que pretendo expor.
      E é verdade,fashions e adereços ajudam bastante na hora de criar ensaios.Fique atenta para os recicláveis do dia dia.
      Podem render ótimos backgrounds.

      Excluir
  2. Hello from Spain: I join your tribute to this great songwriter Caetano Veloso. In my country also has a lot of fans of his music. Your photos are wonderful and very expressive. Great job. Keep in touch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi,Marta!
      Thank You!I'm glad you like Caetano.
      He loves Spain and made a famous songbook singing
      only in spanish.It was in 1994 and the name of the
      album is "FINA ESTAMPA".
      It was a great success!
      If you like his music you'll probably love this CD if
      you still doesn't know this album.
      We're Keep In Contact!!

      Excluir
  3. Jorge, love your tribute to one of your favorite artists. Love all the pictures :O) Anika

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. My Sweet Friend Anika!
      It's a pleasure to have your visit and
      the usual kind words,Friend!
      Thank You So Much And Be Always Welcome!!
      Hugs!!

      Excluir