sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

130- PERIGOS E RISCOS QUE ENVOLVEM COLEÇÕES E MINHAS METAS PESSOAIS PARA 2013.

2012,foi um ano onde pude observar melhor o mundo do colecionismo de dolls.Um ano,onde também algumas coisas ficaram mais evidentes para mim e determinaram uma nova forma de ver e principalmente de me posicionar em relação à algo que é tão "infinito" quanto todo o cabedal de informações da evolução da humanidade.
Sim,as bonecas estão à serviço da representação da vida humana,há mais de 2000 anos antes de Cristo.
O primeiro plano da relação contemporânea entre o adulto e as dolls,estaria,claro,no inevitável fascínio que este delicado e minucioso universo,imprime à olhos sensíveis,com sua micro representação do nosso próprio universo.Há ainda,toda uma inegável cultura e manifestação artística/criativa,que perpassa todo esse mesmo universo,oferecendo muitas possibilidades de sedução lúdica e interesse artístico.



Mas,na página dois,lá está o velho e bom ser humano,transferindo para bonecos,o que à princípio,nem mesmo deveria fazer parte do universo humano.Tenho observado pessoas se "ocultando" atrás de bonecos,os utilizando como evidente símbolo de ostentação e "poder",como representação de um falso status,ou,até mesmo,de um status genuíno,mas cruel,esvaziado de conteúdo e carregado de arrogância.
Observei também,a perigosa postura do acúmulo,do excesso e da obsessão(traços psicologicamente associados ao colecionismo).
Pessoas vivendo uma história de vida,voltada 24Hs para bonecas,
para "doll notícias" e compartilhamentos diários,via internet...
Me pareceu preocupante.Alienante!



Levou-me a uma observação mais acurada de mim mesmo,dentro deste universo.E o quanto me deixei(ou não)enredar nas teias sedutoras,
mas perigosas deste Universo,desde minha "inserção" no mesmo em 2009.
Mesmo auto-detectando mais salubridade que desequilíbrio,estou me propondo à um afastamento voluntário à partir de 2013.
Quero,principalmente,me distanciar da sedução do acúmulo,e tentar
me orientar de modo menos ligado aos elementos intermináveis do colecionismo,e mais focado,no que desejo comunicar com minha fotografia,
e que passa necessariamente pelo que sou como pessoa e como artista.



Olhei,então,detidamente minha coleção,identificando os "personagens" que a compõem,compreendendo que "voz" quero dar à eles,quando os visto,os produzo e os fotografo.Apesar de saber admirar uma roupa de luxo,creio que prefiro minhas dolls de jeans,como personagens urbanos reais,"diluídos" nas multidões das grandes cidades.
Minhas dolls estariam mais para as ruas,que para as passarelas.
Quero vê-las mais como gente comum,capaz de dar seu recado enquanto "vive",e menos como DIVAS absolutas,ricas poderosas e intocáveis.
Não,não é a fantasia,e principalmente a fantasia do luxo que me atrai na "brincadeira" com as dolls,mas exatamente o comum,o possível,o real.
Isso é o que mais preciso ter em mente,mesmo frente aos apelos do "luxo de plástico",tão caros quanto luxo pra gente.
Manter minha identidade,meus valores e dar meu recado com coerência e conformidade com aquilo que sou e mais que tudo,com aquilo que é minha realidade,financeira inclusive.Espero com esse "afastamento" me posicionar artisticamente falando,de forma como sinto ainda não ter atingido em meu trabalho com as dolls.
Mas,que muito quero atingir,pelo que vejo ser possível realizar à partir delas.














17 comentários:

  1. Hi Jorge Ramiro
    beautiful pictures, interesting collection of dolls.
    I greet

    ResponderExcluir
  2. Hi,Lonely Heart!
    Thank You So Much!!
    Diversity...That's The Secret,Baby!!

    ResponderExcluir
  3. Hey, buddy.
    Cool pics, a group of friends - a very cool clothes.
    Beautiful makeup is Negress!

    ResponderExcluir
  4. Que profundo!

    ""luxo de plástico",tão caros quanto luxo pra gente." Assino embaixo! Você tem razão, elas ficam muito mais legais com looks do dia a dia bem urbano, do que divas artificiais igual aos dos editoriais de moda! Eu já superei o problema de acumular dolls, por mais que eu esteja sempre comprando, sempre fico com as que gosto mais e vendo o restante. Ao longo dos meus anos de colecionismo, com alguma dificuldade, admito, consegui definir um foco: pivotais/articuladas collectibles! Só não defini ainda o estilo que quero dar a elas... ainda fico entre o conto de fadas das princesas e seus belos vestidos, e um estilo mais urbano, ou chique, ou sei lá o quê, mas nunca cheguei na sofisticação extrema (não me atrai e não me é financeiramente permitido... mesmos motivos pelos quais não compro FRs e dei uma parada nas DGs).
    Ainda estou definindo um estilo para as minhas dolls (graças ao ebay podemos comprar fashions separados!) mas assim como você, quero aprimorar em muito minhas fotos! Ainda careço de fundos e problemas com iluminação... Mas já melhorei bastante minhas fotos, se considerarmos desde o início ^^ E muito me atrai esta ideia das dolls serem mais próximas de nós e de nossa realidade por serem mais comuns, como diz você ^^
    Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lolo,eu fico muito feliz de você se interessar pelo tema.
      Fiquei um pouco chocado com uma certa obsessão que verifiquei esse ano em algumas pessoas.Tem muito delírio de luxo e de
      poder em algumas pessoas,usando dolls como escape de suas questões,também...
      Suas fotos melhoraram muito realmente,você sempre fez fotos interessantes.E,olha,é realmente difícil fotos de bonecos.
      Cada doll recebe,capta luz de modo diferente,e isso dificulta muito o ajuste perfeito da luz,do ISO,tudo.
      Quanto aos fundos,Lolo,observe seu entorno.
      Você vai se surpreender com o que vc pode usar como fundo...
      Te convidaria a ver a postagem que fiz antes dessa,sobre a Sheilla 2012.Veja que solução interessante de fundo,depois te conto o que é...rs...

      Excluir
  5. Tem razão, tem muito colecionador obcessivo por aí... vamos ficar longe deles >XD~
    Onde eu morava antes era muito mais fácil utilizar luz natural e cenários. Já aqui minhas opções caíram drasticamente x.x estou tentando me virar com fundo branco e uma luminária, mas está longe do meu ideal! E eu não sei mexer nada no photoshop pra editar e colocar fundos XD~~ é tudo na raça mesmo! Mas com prática e criatividade, a gente vai melhorando, né?

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Sim!!Vai-se aprendendo com o improviso e a com a intuição...

      Excluir
  7. Hello from Spain: I like your thinking. I also prefer my dolls as real characters of everyday life that the dolls dressed in festive costumes. I really like the styling of your dolls. Your photos are always very communicative and expressive. No need to enter text in the photo caption ... Photo communicate. Keep in touch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thank You,Marta!
      I'm glad to have your well-understanding!
      I like the style "day by day" of your dolls,too!
      It's really good to know it's easy to "read" my
      photo's concept.
      Thank You So Much For The Comment!

      Excluir
  8. Jorge a palavra que encontrei para definir o que acabei de ler ADMIRAÇÃO, voce entrou no estágio perfeito. Sou muito, mas, muito amadora mesmo, não sou colecionadora, sou amante de bonecas e meu blog chega a ser infantil, mas, o que vi ao conhecer colecionadores foi essa gana que ultrapassa o amor, tenho mil planos paras as minhas dolls, mas, já tenho definido que serão elas sempre, com cílios, roupas que vou inventando, o ano que vem espero crescer mais, pois, aprendi muito esse ano graças a pessoas como voce e a minha querida Ana Caldatto, sucesso meu querido, voce tem um "que" especial com suas dolls que muito me encanta e não se espante, em breve estará no meu blog (se me permite). Obrigada por ter tido a sensibilidade e a coragem de falar abertamente, já era sua fã, agora o respeito cresceu... Te cuida e muitos clicks em 2013, Rose Andrade e Rose Pink do pinkroseearte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rose!!
      MUITO OBRIGADO!!
      Fico gratificado em saber o quanto as pessoas realmente podem captar,se interessar e nos "devolver" sobre o que colocamos
      no nosso trabalho.
      As dolls são hoje,meu trabalho,minha expressão artística e que envolve,como digo no texto,minhas memórias,meus valores,aquilo que sou.E é lindo ver que o que a gente É,faz sentido para outras pessoas também.Isso é VIDA,é troca!
      Obrigado,também,à você,por me fazer entender que tudo está fazendo sentido...
      Bem-Vinda SEMPRE!!!
      Um Abraço À Você!

      Excluir
  9. Oi, Jorge!!
    Estou sempre por aqui apreciando sua arte, mas nunca comento (muito feio de minha parte, eu sei...)
    Faço minhas as palavras da Rose: ADMIRAÇÃO define o que eu li em seu post e o principal, a REFLEXÃO que fiz após a leitura. Minha chegada ao "mundo Barbístico" é muito recente, retomei meu amor pelas bonecas em 2010, culpa das SIS, e quando comecei a ver os blogs e afins, me sentia tão pequenina... minha coleção nanica e nada glamurosa... passei pela fase consumista, quando acreditava que tinha q ter TODAS as Barbies colecionáveis e playlines possíveis para me sentir feliz. Fiz um trabalho severo de desapego, mas hoje sou sinceramente feliz com as minhas 'neguinhas' (amoooo as Barbies negras, e em especial, as SIS). Obrigada por me ajudar a perceber que não estava errada, que não preciso ter TODAS, mas amar e ser FELIZ com as que tenho. Escrevi muitooo, estou chocada! Parabéns pelo seu trabalho, e um 2013 repleto de coisas boas e fotografias lindas!! Com carinho, Mohama

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mohama!
      Muito Bem-Vinda,Viu?!
      Fico muito feliz de saber que essa minha reflexão tão pessoal pode tocar a história e a sensibilidade de pessoas como você.
      Eu adorei as SIS!Especialmente o Darren,aquela graça de boneco!Espero ter vc seguindo o CLICKING DOLLS.
      Essa coisa do exibicionismo dos colecionadores e a compulsão é extremamente negativo e perigoso.Bom é termos a liberdade de escolher as dolls que queremos ter em nossa coleção,não importando também quantas dolls a compõem.
      Eu é que agradeço seu carinho e os votos para 2013.
      SEJA SEMPRE BEM-VINDA!!
      ________________________________________ JorgeRamiro.

      Excluir