quinta-feira, 22 de março de 2012

101- NOVIDADE EXPERIMENTAL: UM NOVO SORRISO PARA ARTSY!





Quem acompanha toda a "história" da minha aventura com o que passei a chamar doll cast,sabe que minha ARTSY,que eu chamo de SASSY,foi uma doll que inicialmente eu "rejeitei".Isso,por conta da graça e beleza que via no desenho facial de minha primeira doll(Artsy foi a segunda).
Quem lembra dos detalhes dessa história,sabe que eu até mesmo pensei em me desfazer dela...antes de finalmente tê-la como uma de minhas mais "queridas" dolls.


O que ninguém jamais soube,foi que uma das principais coisas que me fizeram experimentar certa decepção,quando a vi pela primeira vez,em uma loja,foi exatamente seu sorriso.Este me pareceu conferir à doll uma expressão absolutamente estúpida,ainda mais enfatizada pela enorme saliência das bochechas que transformavam seu rosto em algo demasiado grande e em total desarmonia com que até então conhecia de face moulds vistos de perto.
Mesmo depois de conseguir "promover" a mudança de  SASSY (Artsy!),
e vê-la como uma das "estrelas" integrantes da coleção,ainda via seu sorriso como demasiado exagerado.
Certa noite,navegando por vários web sites,cheguei à informação que já tinha escutado falar,e sobre qual inicialmente, pensei tratar-se de puro delírio de colecionadores.Era absurdo pensar em remoção do sorriso de uma boneca...e,justamente,ria dessa possibilidade...até encontrar o site,que infelizmente não mais pude localizar,que apresentava um "passo à passo" de como promover a intervenção.
Porém,consegui armazenar na memória os possíveis passos para a tal intervenção e por não conseguir voltar à página,acabei assimilando o básico e como não sei ainda criar nada em termos de re-paint,redobrei os cuidados na hora de tentar a "operação".E me surpreendi com a real possibilidade da REMOÇÃO DE SORRISO(Com Dente!).



Mesmo depois de ter recriado um new styling para  SASSY ,e ter-me dado por satisfeito com seu novo look,ano passado,ainda fiz uma nova intervenção em seu corte de cabelo,deixando-a ainda mais elegante(segundo opinião geral),embora eu tenha explorado pouco seu novo visual,em parte por ter encontrado também o que considerei uma ótima nova cabeça para a doll dentro da linha Swappin'Style.
Porém,desde que me propus nas férias do blog a testar novas experiências com as dolls,sabia que ao menos tentaria uma nova mudança para  SASSY  removendo-lhe o sorriso com dente e criando,na verdade,o que considerei como: ARTSY COMO EU SEMPRE QUIS!DEFINITIVAMENTE CHIC!!


                               SASSY: NEW LOOK 2012                     









Claro,SASSY,está pronta para vários possíveis retornos ao longo de 2012,justamente por estar absolutamente TOP em minha modesta opinião.
Então...até breve,amigos!

segunda-feira, 19 de março de 2012

100- ESTAMOS DE VOLTA!

Olá,Amigos!


Após o anunciado período de férias,estou de volta às postagens.
Grande prazer estar de volta,anunciando que o CLICKING DOLLS está participando do concurso PEIXE GRANDE de sites,e os leitores que quiserem dar seu voto ao blog,podem fazê-lo até 15 de Junho,clicando nesse peixinho roxo aqui na lateral do blog.


Aproveitei esse período de descanso e reflexão para rever minha produção de fotos e contabilizei mais de cinco mil fotos nesses quase três anos de "aventura" fotográfica.E parte de meus objetivos para esse ano é começar de fato a construir minha primeira exposição com os trabalhos realizados ao longo desse tempo.Há muita coisa a ser feita,começando pela revelação de grande parte do que foi produzido,para depois começar a selecionar o que caberá numa mostra e definir,então,as dimensões de tamanho para cada foto...


Nossa primeira postagem pós férias,fala de algo que estou estudando para um outro projeto com as fotografias:Tratamento De Imagem.
Algo que pode renovar completamente a visão de nosso próprio trabalho com fotos.Mas que deve ser experimentado com atenção.Aproveito para publicar alguns registros "antigos" e outros até recentes,mas ainda inéditos aqui no blog.


Bom estar de volta ao trabalho!
Ah...se você achou que essa "garota" da foto está meio diferente,você está certo!E sua transformação será tema da nossa próxima postagem.
Até Lá!!!

99-TRATAMENTO DE IMAGEM -TUDO NOVO DE NOVO!




Colorização e "tratamento" de imagens,são questões muito familiares para mim,mesmo antes desse período novo,em que me relaciono mais diretamente com a fotografia e alguns princípios fotográficos,via "aventura" com os bonecos.É que por ter tido larga experiência como artista dedicado ás múltiplas possibilidades da técnica collage(colagem),tive sempre contato com várias possibilidades de manipulação e tratamento de imagens,tanto no meu próprio trabalho,embora feito de forma muito diferente do que se fazia em fotografia antes dos recursos digitais,como também nas referências principalmente gráficas,que tornavam-se matéria de observação e estudo no fomento à idéias e rumos para o trabalho.
Em especial nos anos oitenta,o colorismo em fotografia de cinema e vídeo me chamavam especialmente atenção pela questão de realidade tridimensional e conceito de luzes e cores de época.
Uma pesquisa visual fora de série!
Por conta das criações de foto-colagens,eu via uma incrível quantidade de material gráfico,impressos,revistas e periódicos e estava permanentemente recebendo,dentro e fora de meu trabalho,estímulos à manipulação de imagens.
O conceito de liberdade e experimentalismo que a colagem propõem é muito amplo e deflagrou,lá nos primórdios com Braque(Georges)e Picasso(Pablo) um passo muito importante na construção da autoria da obra artística contemporânea em âmbitos vários.
Sou um artista "filho" dessa noção de liberdade e responsabilidade sobre escolhas...




Assim...vejo muito positivamente,os recursos de manipulação de imagem oferecidos hoje,mesmo aos que se iniciaram na fotografia,à partir da grande democratização que a era digital pôde à muitos proporcionar.
Os recursos para "brincar" com fotos,estão aí,disponibilizados em ferramentas on line,softwares e sites,e são usados por todos aqueles
que se interessam por tal experimentação.
A noção de "qualidade" ou "não qualidade" do que possa ser observado nessas intervenções,terá total relação com o grau de informação visual,
bom senso estético(ou não,se a intenção do usuário for algum tipo de subversão de gosto ou conceito)e principalmente,sensibilidade na percepção do diálogo entre a fotografia e o "tratamento" de imagem escolhido para a mesma.
Muita coisa interessante pode também ser obtida,se misturarmos recursos de tratamento e manipulação de imagens,pesquisando o que pode-se obter de melhor em cada ferramenta,software ou site escolhido para esse fim. 
A determinação do fim de uma ação de tratamento na foto,no meu entender,define uma autoria,não tendo a menor importância qual recurso foi utilizado para intervir na foto,visto que um efeito,ou manipulação,jamais criarão uma fotografia,mas,esta sim,criará o efeito,sobretudo se a percepção do autor funcionar em sintonia com que cada fotografia parece "permitir" como intervenção...os efeitos podem ir do mais sutil, à mais radical proposta de intervenção na foto...