quarta-feira, 27 de junho de 2012

111 - DIA 28 DE JUNHO - DIA INTERNACIONAL DO ORGULHO GAY - APRESENTANDO: MONAH "K".

Olá,Amigos!

O dia 28 de Junho é internacionalmente celebrado como Dia do Orgulho Gay.Essa foi uma conquista importante de um grupo social ainda bastante discriminado e que mesmo com muitas conquistas jurídicas importantes,tem muito ainda por vencer e conquistar,tanto por parte da própria "comunidade gay",como por parte dos governantes e setores de interpretação dos direitos civis. 


O começo dessa luta não foi fácil e muito,do que toda uma geração de jovens gays no Brasil e no mundo podem hoje em termos de visibilidade,liberdade e algum direito jurídico,surge à partir do famoso motim de Stone Wall e se vc quiser saber mais detalhes,pode revisitar a postagem especial sobre o tema,publicada aqui no CLICKING DOLLS ano passado por ocasião da passagem do dia 28 de Junho.


LINK: http://clickingdolls.blogspot.com.br/2011/06/stonewall-uma-historia-de-coragem.html


SHEILLA B. Celebra O Orgulho De Seus Amigos Gays:WAL & BEN,MARIKO & LYA 
O mais importante de se lembrar nesse dia de "orgulho",seja você gay ou não,é a coragem de se assumir como você é,e lutar para ser respeitado na sua singularidade.A palavra diversidade,vem há alguns anos sendo usada como um reflexo,uma referência desse conjunto de singularidades que envolvem a sociedade contemporânea.E todos os esforços para que cada vez mais esse direito e a consequente harmonia e tolerância entre cidadãos,que ele envolve,seja promovido,são muito bem vindos.


Nesse sentido,uma das maneiras que encontrei de refletir sobre a sociedade contemporânea e a necessidade de respeito à diversidade(étnica,religiosa,de preferência sexual,etc),está,naquilo que apresento em meu trabalho fotográfico à partir da customização de meus bonecos.Como homem negro e gay,vi no lúdico,de uma coleção de fashion dolls,possibilidades de reflexão,justamente,acerca de questões pertinentes à minha própria trajetória de pessoa que jamais se escondeu.

Minha coleção reflete exatamente os valores que possuo em relação à integração,respeito e harmonização entre grupos urbanos.
Dentro dessa característica,dos tipos que caracterizam a coleção,surge, através de uma moça da Bahia,Elisângela Carneiro,a:LIZ DOLLS(que conheci como vendedora,mas,que hoje,pelo grande carinho que à mim dedica,considero uma amiga),uma nova doll,um novo e inédito tipo,que cria direta relação com o dia escolhido para sua apresentação aqui no blog.
MONAH K.,é a nova integrante do doll cast e foi um surpreendente e lindo presente de aniversário dessa amiga também taurina.E desde maio, aguardava o momento de fazer sua "estréia" aqui no CLICKING. 




MONAH K. ,é uma ITBE(Integrity Toys Basic Edition)"GLAM ZONE"-Jade.As ITBEs são uma espécie de "Model Muse Body" da Integrity Toys.Mas,com movimento rotatório na cintura,e parte superior do corpo pivotal,embora os braços e pernas sejam semelhantes aos da Mattel.Fixos,sem movimentação articulada.
A interpretação que fiz da doll,pela característica algo andrógina,
sutilmente masculinizada,visível,em minha opinião em várias das ITBE Dolls,levou-me a criar a primeira "drag queen" no doll cast.
Temos,assim em MONAH,a representação perfeita da fashion drag.
Algo que foge do caricato,e se relaciona mais com as informações de moda e estilo.Na verdade,até existe pela própria Integrity Toys,a doll da Drag Queen americana Ru Paul.Mas não gosto muito de bonecos que representem pessoas reais.Especialmente se estão vivas,por uma questão de possíveis más interpretações daquilo que se pretenda fazer com a imagem da doll.
Prefiro "inventar" minha drag!E,como as ITBEs são consideravelmente maiores que Barbies(e Fashion Royalties),minha doll,lindo presente,
precisava,de alguma maneira se contextualizar no meu grupo de dolls e transformá-la numa "drag",celebrando o ORGULHO GAY 2012,me pareceu uma excelente maneira de continuar valorizando o que entendo por:DIVERSIDADE.


             APRESENTANDO: MONAH K.