terça-feira, 31 de julho de 2012

116- UM ENCONTRO COM QUIÁ RODRIGUES!



 Jorge Ramiro E Quiá Rodrigues Pós Exibição De CABEÇA DE PAPELÃO,
Filme De Quiá Exibido Na Mostra - "ANIMA MUNDI" - CCBB - São Paulo.

Olá,Amigos!
Neste domingo,29 de Julho,reencontrei,quase vinte anos depois de nosso último encontro,um amigo muito talentoso e envolvidíssmo com o universo dos bonecos: QUIÁ RODRIGUES.
O universo de bonecos de Quiá,não é,exatamente de fashion dolls.
Ele cria,constrói e manipula os bonecos que idealiza,finalizando todo esse processo criativo cinematograficamente,dirigindo filmes de animação.Seu primeiro trabalho autoral DE JANELA PARA O CINEMA,de 1999,foi um enorme sucesso na edição do Festival "Anima Mundi" do mesmo ano.O filme foi também aplaudidíssimo na edição do Festival De Cannes em 2000,no Cinéfondation,mostra de diretores estreantes do Festival,
mantendo-se ate hoje como um filme cult de animação,integrando mostras mundo afora.Entre os vários "trunfos" do filme,além do peculiar talento de Quiá Rodrigues,está Rainbow's End a linda música de Ed Motta com letra de Ronaldo Bastos e os primorosos figurinos de Jeff Baffica,
este,um querido amigo,há trinta anos e há dois,também meu compadre,desde a chegada de seus trigêmeos.Foi exatamente Jeff,quem me apresentou à Quiá,no início dos anos 90.


Boneco Criação De Quiá Rodrigues Para "DE JANELA PRO CINEMA" -
Figurino Jeff Baffica.
Beth Bruno E Ed Motta na gravação da trilha do "DE JANELA"
Em seu mais recente filme,
CABEÇA DE PAPELÃO,Quiá Rodrigues reinventa seu trabalho à partir do conto homônimo de João do Rio,publicado pela primeira vez no início do século XX,e nos leva à uma séria e pertinente reflexão sobre nossa escolha de identidade na sociedade contemporânea.
Tudo isso,sem "perder a mão" na construção de um trabalho tecnicamente perfeito,e com uma surpreendente dedicação à iluminação,capaz de nos remeter ao teatro,mas,superando ao mesmo tempo,essa nuance, e oferecendo ao espectador,algo que se situa no limite exato entre o que podemos ter como "luz de teatro" e de cinema.Muito bonito!
Os bonecos são encantadores."Antenor",personagem central da trama tem um charme "vintage" e captura nossa atenção do princípio ao fim do filme.

Divulgação de CABEÇA DE PAPELÃO Novo Filme De Quiá Rodrigues
Dessa vez,a elegância dos figurinos ficou a cargo de Luís de Freitas,
um ícone do estilo no Rio de Janeiro,que sacudiu a moda masculina no Brasil dos anos 80 e 90.Tudo que posso dizer é:ASSISTAM!
Quiá,importante dizer,é,também,diretor do único programa sobre animação exibido na TV aberta:o "ANIMANIA",da TV Brasil,afiliada no Rio Janeiro,da TV CULTURA.


Reencontrar meu amigo,depois de tanto tempo,me levou,claro,a pensar numa homenagem delicada,sutil.Então,vesti meus bonecos mais amados para encontrar o artista,e fizemos,não só o registro do nosso encontro,como o registro de Quiá com SHEILLA B.&PIERRE DES VRIES ,já,que em meio ao tempo que ficamos sem nos ver,eu também,acabei por me render,de uma forma diferente,mas não menos apaixonada,ao encantador mundo miniatura dos nossos adorados bonecos.


A Chegada Estonteante Da Diva E Seu Companheiro Ao
Centro De São Paulo
Casal Impacta O Centrão De São Paulo

    Sheilla & Pierre,"Climão" De Expectativa Para
    O Encontro Com Quiá Rodrigues.


Quiá Rodrigues E A "Plastic DIVA" Sheilla B.

Quiá Rodrigues Encontra Sheilla B. & Pierre Des Vries