quinta-feira, 27 de setembro de 2012

122- TROPICÁLIA...SEMPRE!!

Cartaz Promocional Do Filme



Em agosto comemorando os setenta anos de Caetano Veloso,fiz uma postagem inspirada na "atmosfera" tropicalista e com sutis referências à canções do baiano,sem dúvida,o mais POP dos compositores brasileiros.
Desde sexta-feira passada,essa mesma "atmosfera",está captada no documentário  TROPICÁLIA ,dirigido por Marcelo Machado(para mais detalhes clique no link),e em cartaz nos cinemas de todo o Brasil. 
Há,também algo"no ar" no Universo Doll,em relação à esta palavra,
desde que a Integrity Toys,anunciou que "Tropicália",seria,também o nome de sua Convenção anual,que teve inicio hoje na Florida,USA.
Não há ainda,uma confirmada relação do evento com o movimento POP brasileiro,que nos últimos anos,vem cada vez mais,sendo re-descoberto por brasileiros e norte-americanos,especialmente os que tem uma ligação mais aprofundada com a música e com a música brasileira em especial.


Tropicáila: Ambiente de Hélio Oiticica.
Apesar do Tropicalismo ter sido um movimento que abrangeu,também,outras linguagens artísticas como o teatro,a moda e as artes plásticas,tendo tido o cinema como ponto de partida para a sua "construção".
Foi Terra Em Transe,filme de Gláuber Rocha,o starting para a linguagem que seria adaptada por Caetano,Gil e companhia,
no Tropicalismo,assim,como o nome Tropicália,viria de uma proposta de instalação,apresentada por Hélio Oiticica no MAM do Rio,em 1967,antes da avant-première musical tropicalista,que surge em 1968,superando em muito,e até hoje,a questão meramente
musical,representando um novo pensar artístico e contemporâneo para o Brasil dos anos sessenta,que passa à partir daí a estar em sintonia com o POP mundial,sem perder a identidade,ao contrário,justamente se apropriando muito dela.
Uma lição aprendida com os artistas da SEMANA DE ARTE MODERNA,lá nos anos vinte.Ver o filme/documentário é dever de casa para os de qualquer geração,pelo apelo histórico e pela constatação do quanto até hoje é atual tudo que se propunha na ideia essencial do movimento.
Para muitos:"A TROPICÁLIA É AGORA!"


           

Não está completamente claro,se a Convenção FASHION ROYALTY tem relação com a estética do movimento Pop Musical Brasileiro,ou apenas se apropria da palavra,se reportando ao fato do evento acontecer este ano na ensolarada Florida,uma sugestão absoluta para uma estética tropical.
De qualquer forma,muito burburinho está rolando pela internet e vamos ter de aguardar,para ver o que exatamente será apresentado na Convenção.


Logo Da Convenção FASHION ROYALTY

Particularmente adoro a estética TROPICALISTA,que volta e meia,se torna inspiração para alguma coleção de moda.
Muitas fotos do ensaio homenagem aos 70 anos do Caetano,ficaram muito ao meu agrado e nunca demorei tanto para realizar um trabalho,que envolveu até uma "cenografia",que adorei fazer,também.
Por isso,compartilho novas imagens desse ensaio clima TROPICÁLIA.
São fotos que não fizeram parte do post do aniversário do Caetano.
Espero que vocês gostem!

                                   VIVA A TROPICÁLIA!!!