segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

147- VIVA O JAPÃO - A LIBERDADE É VERMELHA!


Em Agosto do ano passado,eu me mudei para a Liberdade,tradicional bairro da cidade de São Paulo,que no passado foi,o recanto dos imigrantes japoneses no Brasil.A história dessa imigração,é uma história com muita tristeza e muita injustiça,mas esse   desígnio do destino,contribuiu com aspectos riquíssimos,para cultura brasileira,o povo brasileiro e em especial a cidade de São Paulo,que tem a maior colônia japonesa do mundo.
Cada vez mais incorporada à interessantíssima mistura que compõe a cultura do Brasil,a herança japonesa,também foi transformando, ao longo do tempo,a Liberdade num bairro não mais exclusivo dos japoneses,mas também de chineses e coreanos,além dos brasileiros e hoje,em suas fronteiras com outros bairros,até mesmo africanos se agrupam na região.Mas a força maior cultural do bairro permanece sendo do Japão.








A mudança para a região,me aproximou ainda mais da ideia que já existia em minha cabeça desde que comecei a desenvolver o projeto URBANUS,registros dos bonecos em “diálogo” com a cidade,que justamente me inspirou a apostar numa coleção de dolls,e num trabalho que refletisse a ampla diversidade étnica e comportamental que caracteriza São Paulo.
Mas,finalmente,morando no bairro,não via momento para uma ação com os bonecos,principalmente pelo intenso movimento durante a semana,e mais ainda aos fins de semana,já que a Liberdade,é um ponto turístico muito visitado por pessoas do Brasil e do mundo todo.Como queria fazer registros com três dos meus bonecos japoneses,precisava realmente pensar em como realizar a ação.
E fiquei durante alguns meses estudando locais,mas o único horário possível seria alta madrugada,quando os muitos bares e restaurantes estivessem fechados.
Aproveitando,então,a generosidade e boa companhia de Diego Coutinho,um novo e já querido amigo,que se propôs à enfrentar comigo a madrugada desse sábado,01 De Fevereiro,me dando suporte inclusive “técnico” na iluminação.Consegui realizar,assim,mais alguns trabalhos para o URBANUS,exatamente no dia em que o bairro comemorou a 9ªFesta da Chegada Do ANO NOVO CHINÊS.Na vibe do Ano Do Cavalo De Madeira...
Mariko,Kyo & Pan,reverenciaram sua “origem” em lindos registros na Liberdade.Quero dedicar essa postagem à Diego Coutinho,que deixa São Paulo nesta segunda-feira,voltando à nossa cidade natal,o Rio de Janeiro,para ingressar na Universidade de Medicina.Meu Querido Novo Amigo,Um Grande Beijo,Sucesso E Muito Obrigado Pela Nossa “Aventura” Na Madrugada Da Liberdade.








             










Jorge Ramiro fotografado por Diego Coutinho

16 comentários:

  1. Hello from Spain: I see the rich culture of Brazil. Chinatown is very nice. Many cultural influence. Nice pictures in Chinatown. Beautiful pictures and attractive outfits. Great job. Diego Coutinho shows a nice photo of you. Happy Chinese New Year. . Keep in touch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello Marta!
      Thank you for the visit.Just to let it clear "CHINATOWN" is the neighborhood of the chinese people n New York.LIBERDADE is the place of the japanese community in São Paulo,Brasil.Good to have you on here!!

      Excluir
  2. Hi, your friend and you made a beautiful impression of this neighbourhood, it was very interesting to see all the pictures of these places. Thank you for sharing this.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nymphaea,Thank You So Much!
      Be Always Welcome On Here,I'm Glad You Like The Posting!

      Excluir
  3. Ei meu querido.
    Primeiro gostaria de lhe parabenizar não só pela sua última postagem, mas pelo blog em si que é lindo. Gostaria de dizer também que foi um prazer te ajudar com as fotos desse último trabalho, divertidíssimo. E agradecer também pela menção, homenagem, a minha pessoa, fiquei muito grato.
    Continue com esse projeto que é sucesso!! Beijo enorme!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey,Amigo Diego!!
      Ahh Muito Obrigado Pelas Lindas Palavras.Sei que são sinceras!!Essa foi a primeira vez que um amigo participa de uma ação comigo em fotos dos bonecos.E foi muito divertido estar com você.Você é um novo e já querido amigo,sou grato que a vida tenha nos posto em contato.Muito Sucesso À Você:SEMPRE!!Um Grande Beijo!!!

      Excluir
  4. Hola, que emotivo post, tengo a Mariko tambien, me encantan tus fotos, saludos desde Mexico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola, Ivette!
      Encanta a mí Tengas Mariko también! Ella es muy especial y hermosa muñeca.
      Gracias por tu nueva visita

      Excluir
  5. Great pictures! The trio looks fabulous. You look fabulous, too.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hi,Vanessa!!
      So nice to have you around here again!!
      Thank you so much for the warm words about my "japan kids" LOL!!
      And for the compliments about my photo!!
      Hugs,My Friend!!

      Excluir
  6. Congratulations my friend! Your blog is very beautiful and interesting! And this neighborhood is wonderful and I'm crazy about meet it some day! I love the pictures and I'm in love for your art and the way you express yourself! Kissess my dear friend! Clissia Ferreira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awnnnn.... Mas você continua uma garota muito CHIC,Querida Clíssia!!
      Obrigado pela vista e o comment in english!!So elegant!!
      Você tem de vir pra cá!!A gente vai se divertir na feirinha da Liberdade!!
      Estou absolutamente feliz de tê-la reencontrado!! Mil Beijinhos E Enorme Saudade!!

      Excluir
  7. Genial! Muito lindo esse ensaio com os japoneses!! Amei demais!
    O blog todo é lindo, na verdade! Adoro suas fotos! Parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruna!!Seja Bem Vinda!!
      Você não sabe como fico FELIZ de receber comentários em português!
      Por alguma razão meu trabalho acabou sendo melhor compreendido e/ou admirado por pessoas de fora do nosso país,assim pra mim é sempre um prazer receber um comentário,especialmente carinhoso como seu escrito na nossa língua.Apareça Sempre!!MUITO OBRIGADO!!

      Excluir
  8. É 'Demaaaaaaisss' !!!!!! Amo suas fotos, amo o Japão. Criei uma página para a capital japonesa medieval. Penso que irá gostar, Jorge. Tudo lá é de mil anos atrás. https://www.facebook.com/HEIAN-KYO-438699962931656/ - Soraya Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Soraya!!Que bacana que tenhas vindo à postagem!!Nossa obrigado pelo convite,vou visitar SIM,sua página!Eu cada vez mais me encanto com as coisas do Japão.E AMO morar na Liberdade!!Obrigado Pela Visita!!

      Excluir